2014-09-16

Mercado de trabalho está em crise? - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 16/09/2014, sobre como anda o mercado de trabalho e como o comércio é afetado por ele.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Mercado de trabalho está em crise?

mercado de trabalho em crise

"O mercado de trabalho está em crise?", pergunta uma preocupada ouvinte. Ela explica que sempre trabalhou como vendedora no comércio e nunca teve dificuldade para conseguir emprego. Mas agora, e pela primeira vez em quase 10 anos, completou dois meses desempregada.

Bom, tecnicamente, uma crise, como sinônimo de recessão, é uma situação que gera uma quantidade anormal de demissões, devido a substanciais reduções nas vendas. Não chegamos a esse ponto e espero que não cheguemos. Mas estamos estagnados. Nem caminhando para trás, nem seguindo adiante.

Em situações assim, empresas preferem segurar as contratações, a não ser que a função seja mesmo indispensável. E também elas dão preferência a eventuais horas extras para dar conta do serviço, em vez de adicionar mais um funcionário ao quadro.

O comércio é o primeiro setor a sentir o impacto da estagnação. Porque ou o cliente entra na loja ou não entra. Montadoras, por exemplo, começam a encomendar matérias-primas mais de um ano antes que o carro seja exposto na concessionária. A agroindústria começa a preparar o solo oito meses antes que o tomate chegue ao supermercado.

Por outro lado, o comércio é o setor que sempre reage mais rapidamente aos solavancos da economia, utilizando promoções, descontos e ofertas.

Você encontrará o seu emprego em breve. Porque, em situações como a atual, o comércio pode tomar todas as medidas para atrair clientes, mas dependerá mais que nunca de bons vendedores para convencer esses clientes a gastar.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: