2014-09-13

'Meu currículo desperta atenção, mas meu comportamento nas entrevistas não impressiona' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 11/09/2014, com uma ouvinte que tem um ótimo currículo, mas não se sai bem em entrevistas de emprego.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Meu currículo desperta atenção, mas meu comportamento nas entrevistas não impressiona'

entrevista de emprego ruim

Uma ouvinte escreve: "Sou chamada para entrevistas na maioria dos processos para os quais encaminho o meu currículo. Fiz mais de vinte entrevistas nos últimos três meses. Acontece que nenhuma delas gerou uma proposta de trabalho. Só posso deduzir que o meu currículo desperta a atenção, mas que o meu comportamento nas entrevistas não está impressionando. Ou será que existem outros motivos que não estou conseguindo captar?"

Eu creio que você captou perfeitamente. Sabe aquela coisa de alguém dizer para uma pessoa que ela não se parece com a foto que postou no Facebook? Ou, em outras palavras pensadas, mas não ditas, que a foto está transmitindo uma imagem que não condiz com a realidade? Este deve ser mais ou menos o seu caso em relação ao currículo. Ao avaliá-lo, o selecionador pensa: "Uau!". Ao conversar com você, a impressão de estar diante de uma candidata diferenciada se desfaz.

Você então teria duas opções. Ou fazer com que o seu currículo se pareça mais com você, ou você começar a se parecer mais com o seu currículo. A segunda opção é melhor e é factível.

Eu sugiro que você comece com um curso de expressão verbal, para dominar algumas técnicas básicas de comunicação falada, já que a sua comunicação escrita é ótima. Depois leia em voz alta cada informação do seu currículo e tente reproduzi-la verbalmente, acrescentando exemplos práticos que possam confirmar e expandir o que você escreveu.

O seu currículo já é meio caminho andado. A outra metade você adquire com um pequeno investimento e um pouco de prática.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: