2014-09-13

'Tenho 41 anos, sou babá e gostaria de mudar de ramo' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 10/09/2014, com uma ouvinte que tem 41 anos, é babá, mas gostaria de mudar de ramo.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Tenho 41 anos, sou babá e gostaria de mudar de ramo'

babá cansada

Uma ouvinte escreve: "Faz quinze anos que trabalho como babá e quero mudar de ramo. Tenho 41 anos e não sei qual área seguir."

Muito bem. Comece acessando o site do Senac. Você encontrará uma lista de cursos, listados por categorias, que vão da estética à tecnologia, passando por moda, gastronomia, serviço social e mais algumas. No total são mais de duzentos cursos livres.

Num primeiro momento, sugerir a quem está em dúvida sobre o que fazer, para que a pessoa carimbe um curso dentre duzentos, parece que mais complica do que ajuda. Mas meu objetivo é outro.

Provavelmente você tem uma ou mais habilidades além da arte de cuidar de crianças. A sua família e seus amigos podem lhe dizer quais são elas. Procure então cursos que tenham ligação com essas habilidades. Além disso, você poderá conversar com pessoas que serão seus colegas de curso e eventualmente engatar algum tipo de parceria em um negócio.

Se você estiver convencida de que não deseja ter o seu próprio negócio, mesmo assim o curso lhe permitirá aprender a fazer, ainda melhor, algo que você já sabe fazer e gosta de fazer. E isso poderá lhe render um bom emprego.

Eu só não lhe recomendo partir para um curso superior, devido à sua idade. Aos 41 anos, você certamente está procurando algo mais imediato. E um curso específico de curta duração seria o melhor caminho.

Boa sorte! Paciência também será importante. Mas isso é certamente o que você tem de sobra. Caso contrário, não teria sido babá durante quinze anos.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: