2014-10-17

Essa é uma boa hora de voltar ao Brasil? - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 17/10/2014, sobre o momento econômico atual do Brasil.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Essa é uma boa hora de voltar ao Brasil?

economia do brasil

Um ouvinte escreve: "Trabalho no exterior há cinco anos. Estou empregado e acredito que o meu currículo seria suficiente para me garantir um emprego razoável no Brasil. Pergunto se essa seria uma boa hora para voltar a meu país?"

Em minha opinião, não seria. Eu lhe sugiro esperar entre seis e oito meses, para que você possa avaliar melhor o rumo que a economia brasileira irá tomar. Até este momento, nenhum dos candidatos apresentou qualquer plano concreto de revitalização econômica. As discussões têm se concentrado no curtíssimo prazo e estão mais focadas nas deficiências dos adversários e em casuísmos que possam render pontos nas pesquisas.

Embora alguns setores estejam se sustentando até que bem, tudo parece indicar que o Brasil não irá crescer este ano. Mas o número definitivo só será conhecido no início do próximo ano.

Em uma situação assim, em que os horizontes não estão nem um pouco claros, um retorno só faria sentido se você conseguisse de um futuro empregador uma garantia de estabilidade, de dois ou três anos, para que você pudesse trabalhar sem a preocupação de que o seu emprego estivesse ameaçado caso não houvesse uma recuperação econômica. Ou, o que seria pior, se houvesse uma recessão de fato, algo que os dados disponíveis parecem indicar como uma possibilidade que não deve ser ignorada.

O Brasil tem um grande futuro, como sempre teve. Mas há momentos em que o presente é preocupante para quem vive do salário. E este é um deles.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: