2014-10-15

'Estou me sentindo mal por não conseguir responder a uma questão durante seleção de trainee' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 15/10/2014, com uma ouvinte que participou de uma seleção para trainee, não conseguiu responder uma pergunta e está se sentindo mal por isso.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Estou me sentindo mal por não conseguir responder a uma questão durante seleção de trainee'

respondendo questionário

Uma ouvinte escreve: "Participei de uma seleção para trainee em uma grande empresa. Tive que responder a um questionário e uma das questões era esta: 'Descreva uma ideia que você teve e que, para concretizá-la, você teve que conseguir o suporte de outras pessoas.' Na hora, não me lembrei de nada, deixei em branco e até agora estou me sentindo incompetente."

Não, não se sinta. Os outros candidatos eram tão competentes quanto você. Apenas alguns entenderam melhor o que era esperado que eles descrevessem.

Um processo de trainee visa recrutar jovens por certas habilidades pessoais que serão importantes para a empresa. E a pergunta feita incluía duas dessas habilidades: a iniciativa para apresentar uma proposta e a capacidade de aglutinar pessoas em torno de um objetivo. A empresa não iria dar a quem fosse selecionado como trainee, a responsabilidade de elaborar grandes planos imediatos. Ela apenas queria contratar jovens que tivessem essas duas características para poder treiná-los.

Você certamente passou algum tempo pensando em algo impactante que tivesse feito, quando a resposta seria bem mais simples. A organização de um evento escolar, por exemplo. Ou a liderança de um grupo de trabalho que estava confuso quanto ao que fazer e como fazer.

Se o processo que você participou tivesse sido oral, você teria percebido de imediato que ninguém ali era melhor que você. Como foi escrito, você teve um pequeno momento de pânico, que a impediu de raciocinar com calma. Portanto, fique tranquila. Na próxima vez, isso não irá mais acontecer.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: