2014-10-24

Por que algumas empresas não aceitam contratar ex-funcionários? - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 24/10/2014, sobre porque algumas empresas não aceitam contratar ex-funcionários.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Por que algumas empresas não aceitam contratar ex-funcionários?

recontratando funcionários

Um ouvinte escreve: "Gostaria de saber por que algumas empresas não aceitam contratar ex-funcionários, mesmo aqueles que só foram elogiados durante o período em que prestaram serviço? Passei por essa situação quando minha antiga chefia recomendou a minha recontratação e o setor de recursos humanos não aprovou a minha volta. Do ponto de vista jurídico, isso é legal?"

Pelo que sei, não há qualquer dispositivo legal que impeça uma empresa de ter uma norma interna proibindo a recontratação de funcionários.

Mas vamos antes à sua primeira pergunta. Por que uma empresa não recontrataria alguém que foi dedicado, eficiente e produtivo? E que seria ainda melhor se fosse recontratado? Só existe um motivo: para impedir que bons funcionários peçam a conta assumindo que, se a mudança não der certo, terão as portas abertas para retornar.

É, de certa forma, uma maneira de a empresa dizer: "não queremos de jeito nenhum que você saia, mas você tem o direito de sair, assim como a empresa tem o direito de recusar que você volte".

De qualquer forma, se algum competente advogado trabalhista que estiver nos ouvindo, puder nos informar sobre a existência de alguma lei que enquadre essa particular situação como discriminação, eu terei prazer em repassar a informação aos nossos ouvintes. E, principalmente, aos gestores das empresas que adotam essa prática, e que não devem ser poucas.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: