2014-11-07

'Devo colocar os cursos preparatórios para concursos em meu currículo?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 07/11/2014, sobre colocar cursos preparatórios para concursos públicos em um currículo destinado a uma vaga em uma empresa privada.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Devo colocar os cursos preparatórios para concursos em meu currículo?'

cursos para concursos públicos

Um ouvinte escreve: "Em busca de uma vida profissional mais estável, venho me preparando há tempos para concursos públicos. Atualmente estou empregado, mas a minha empresa está passando por um processo de mudanças e pode ser que eu fique sem emprego antes de ser aprovado em um concurso. A minha pergunta é: devo incluir em meu currículo os cursos preparatórios para concursos, que me consumiram muitas horas de dedicação e de estudo?"

NÃO! Seria dar um tiro no próprio pé. Entendo que você esteja apenas querendo mostrar que soube aproveitar o seu tempo com estudos, mas quem for avaliar o seu currículo irá ficar tão confuso como ficaria se, em um processo para a contratação de um enfermeiro, um candidato escrevesse que está fazendo um curso de pesca submarina.

Um dos principais objetivos de um currículo bem feito é o de não permitir que o avaliador pare de ler e se ponha a imaginar porque um candidato escreveria o que escreveu. E dois tipos de currículos tendem a ser precocemente descartados: aqueles que possam levantar suspeitas sobre a veracidade das informações, o que não é o seu caso, e aqueles que deixam dúvidas sobre as intenções de um candidato em relação à empresa, o que definitivamente é o seu caso.

Você estaria praticamente afirmando que, se passar em um concurso público, pedirá a conta para ter uma vida profissional mais estável. Algo que causa frêmitos de pavor a qualquer empresa privada.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: