2014-11-26

Maioria das demissões é causada por erros na admissão - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 26/11/2014, sobre a causa das demissões.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Maioria das demissões é causada por erros na admissão

demissão

Uma ouvinte escreve: "Li em uma conceituada revista que 87% das demissões são causadas por fatores emocionais e comportamentais, e não por competência técnica. Como trabalho em uma empresa em que o ambiente é desrespeitoso, pergunto: como evitar que isso prejudique a minha carreira?"

A revista a que você se refere é a Você S/A, da editora Abril, e a matéria foi publicada há 14 anos, quando eu ainda era colunista da revista. Eu tinha então, e continuo tendo, a opinião de que uma demissão é a consequência de um processo, e não a causa.

A maioria das demissões é causada por erros na admissão. Ao contratar um funcionário que não conseguirá se integrar à cultura da empresa, ao ambiente de trabalho e ao comportamento geral, a empresa está fazendo uma aposta: a de que o contratado irá se adaptar e se ajustar.

A coisa se complica um pouco quando um candidato a emprego responde às perguntas que lhe são feitas, com a finalidade específica de impressionar o entrevistador, mesmo que as respostas não reflitam exatamente o que o candidato é. Depois de contratado, ele perceberá o que já sabia: que aquele não é o ambiente em que ele gostaria de passar 8 horas por dia.

Qual seria a solução? Mais sinceridade nas entrevistas, tanto de quem entrevista, tanto de quem é entrevistado. Ou 87% de frustração de ambas as partes.

Mas para amenizar um pouco a sua preocupação com a sua carreira, a pesquisa fala somente sobre os demitidos. O lado positivo é que 80% dos funcionários contratados não serão dispensados.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: