2014-11-27

Proposta para tornar diploma em jornalismo novamente obrigatório entra em pauta - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 27/11/2014, sobre a (não) obrigatoriedade do diploma em jornalismo.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Proposta para tornar diploma em jornalismo novamente obrigatório entra em pauta

diploma jornalismo

Uma ouvinte escreve: "Estou me formando em jornalismo e gostaria de saber se empresas de comunicação exigem o diploma de jornalismo para contratar jornalistas. Há muita discussão sobre isso em minha escola e nem os professores parecem chegar a um acordo."

Legalmente as empresas não são obrigadas a fazer isso, assim como uma empresa de qualquer setor pode contratar para a área administrativa, uma pessoa que não tenha diploma de administração.

Porém, na prática, as maiores empresas de comunicação continuam dando preferência nas contratações a quem é formado em jornalismo. Por um simples motivo: o curso fornece a base teórica para o iniciante na profissão.

O que pode estar causando essas discussões em sua escola é o fato de que o diploma de jornalismo foi obrigatório durante muito tempo, como era e continua sendo o de medicina, por exemplo. Em 2009, deixou de ser, por uma decisão do Supremo Tribunal Federal. E agora há uma proposta para torná-lo novamente obrigatório.

Este ano, o Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional aprovou um parecer nesse sentido. Mas essa não é, ainda, uma decisão. O tema será votado em algum momento pelo congresso. E caso seja aprovado, reinstalará a obrigatoriedade da exigência do diploma.

Se isso acontecer, haverá outra discussão: a do destino dos profissionais não formados em jornalismo que foram contratados para funções jornalísticas nos últimos cinco anos.

Portanto, resta aos interessados no assunto, como você, aguardar e defender os seus pontos de vista.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: