2015-01-08

'Meu chefe ficou nervoso por eu ter me candidatado a uma vaga em outra área' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 08/01/2015, com um ouvinte que se candidatou a uma vaga em outra área de sua empresa, sem avisar o seu chefe direto antes.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Meu chefe ficou nervoso por eu ter me candidatado a uma vaga em outra área'

chefe nervoso

Um ouvinte escreve: "Minha empresa possui um processo interno de preenchimento de vagas. Quando abre uma, ela é disponibilizada pela intranet e os interessados se inscrevem. Há dias, surgiu uma vaga em outro setor e eu me candidatei a ela. Mas meu superior ficou furioso quando soube. Ele me disse que eu havia sido desleal e anti-ético, e esfriou o relacionamento comigo. Ainda espero a resposta para a vaga a que me candidatei, mas se não consegui-la, temo ser demitido. Pergunto o que fiz de errado, já que segui o procedimento padrão da empresa?"

Sim, burocraticamente, você seguiu. Mas a comunicação prévia ao superior imediato, sobre o interesse em se transferir para outro setor, é algo tão elementar que nem deve ter sido escrito porque a empresa não imaginou que alguém pudesse resolver passar por cima dessa providência tão óbvia.

Conversar com o seu superior teria não só sido uma questão de respeito ao cargo dele, como ele poderia lhe dizer algo que você não soubesse, por exemplo, sobre planos futuros para você em seu próprio setor.

Em processos internos abertos, como o que a sua empresa promove, é claro que o responsável pelo setor ao qual você se candidatou iria pedir ao seu superior informações sobre você e o seu trabalho. E ele foi apanhado de surpresa, o que explica a reação dele, apesar dos adjetivos usados.

Minha sugestão seria: tente consertar a situação desculpando-se por ter atropelado a hierarquia, sem mencionar que você acha que agiu corretamente, como está achando.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: