2015-01-13

Aprenda a ser Chefe: Não esconda os seus erros - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 13/01/2015, com a série "Aprenda a ser Chefe", sobre como não esconder e admitir os próprios erros é um sinal de maturidade profissional.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Aprenda a ser Chefe: Não esconda os seus erros

erros ooops

Errar é fácil. Faz parte da vida profissional. Admitir um erro já é mais difícil. Muitos profissionais passam horas tentando encontrar maneiras de esconder um erro, quando poderiam confessá-lo em um minuto.

Por que? Porque ninguém gosta de parecer ignorante ou incompetente. Mas a verdade é que tentar esconder um erro e ter que dar explicações quando o erro for descoberto, são dois erros. Num caso desses, o erro original seria perdoado. Já o erro da dissimulação dificilmente será.

Aprender a lidar com os próprios erros é um dos maiores sinais de maturidade profissional. Porque errar, todo mundo erra. E por que os erros acontecem? Por quatro motivos.

O primeiro: superestimar a própria capacidade. Acontece com pessoas que tentam fazer várias coisas ao mesmo tempo e imaginam que podem dar conta de tudo.

O segundo: subestimar o problema. Acontece com quem tem um problema novo pela frente e um histórico de sucessos atrás de si. A auto-confiança é tanta que o problema fica parecendo menor do que realmente é.

O terceiro: esperar para ver. Dar um tempo para que o problema se resolva sozinho. Acontece com quem é otimista. Normalmente os pessimistas erram menos, porque eles sempre acreditam que alguma coisa vai dar errada.

E o quarto: não juntar todos os dados possíveis. Acontece com quem acha que uma situação é mais ou menos parecida com várias situações anteriores e não se preocupa em levantar todos os detalhes.

Como foi dito, aprender a lidar com os próprios erros é sintoma de maturidade. E como falta de maturidade é um dos pontos negativos que mais retardam promoções, uma dica é: nunca culpar o próximo, ou pior, os agentes indeterminados. Por exemplo, dizer: "Eu avisei, mas ninguém fez nada", não é uma justificativa para um erro. É apenas um outro erro.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: