2015-01-27

Aprenda a ser Chefe: Ser bem-humorado ajuda a quem quer chegar a um cargo de chefia - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 27/01/2015, com a série "Aprenda a ser Chefe", sobre como ser bem-humorado no momento certo ajuda quem quer chegar a um cargo de chefia.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Aprenda a ser Chefe: Ser bem-humorado ajuda a quem quer chegar a um cargo de chefia

funcionário bem humorado

Toda empresa tem aquele sujeito que é o rei das tiradinhas. Ele não consegue resistir à tentação de transformar qualquer assunto em piada. Os colegas às vezes riem, outras vezes acham que o humorista está sendo inconveniente, porque até conta a piada certa, mas na hora errada.

os chefes normalmente detestam o funcionário piadista, porque consideram que ele tira a atenção de quem precisa trabalhar com seriedade. E só para menosprezar, dão ao coitado um apelido degradante: o palhaço da empresa.

Bom, quando eu tinha dez anos, eu era o palhaço da escola. Vivia dando minhas tiradinhas durante as aulas e por causa disso, era constantemente posto de castigo. Meus pais foram chamados diversas vezes pelos professores e tinham que ouvir que, se eu continuasse a agir daquele jeito, iria ser um fracassado na vida, porque não levava nada a sério.

Só que, uma vez por ano, a escola promovia uma festa no dia dos professores e eu era o apresentador da festa. Vestido, só para variar, de palhaço: o Palhaço Rapadura. E ali no palco, eu repetia as mesmas piadas que contava na classe, imitava os professores, a maneira como eles falavam e os seus trejeitos. Só que na festa, os professores riam e aplaudiam. Mas na aula seguinte, na primeira piada, eles me botavam novamente para fora da classe.

Representar o Palhaço Rapadura foi uma lição que acabou sendo extremamente útil para minha vida profissional. Ser bem-humorado ajuda muito a quem quer chegar a um cargo de chefia. Desde que a gente saiba perceber o momento certo para usar o riso, o humor e principalmente, a crítica irônica.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: