2015-01-16

Aprenda a ser Chefe: Tome cuidado ao apresentar uma ideia ao seu chefe - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 16/01/2015, com a série "Aprenda a ser Chefe", sobre como no mundo corporativo é comum um chefe roubar a ideia de um subordinado, e como o subordinado deve fazer para evitar isso, usando a história do ovo de Colombo.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Aprenda a ser Chefe: Tome cuidado ao apresentar uma ideia ao seu chefe

ovo de colombo

Todo mundo conhece a história do "ovo de Colombo". Mas a história por trás da história é ainda melhor. A história mais repetida diz que o cardeal Mendoza, da Espanha, ofereceu um banquete após Colombo ter descoberto a América, que na época ainda não se chamava América, chamava Novo Mundo.

Como muita gente invejosa havia sido convidada para a boca livre, algumas pessoas se puseram a diminuir os méritos de Colombo, dizendo que qualquer um, com um barquinho e um pouco de sorte, poderia ter chegado aonde Colombo chegara.

Colombo então os desafiou a colocar um ovo em pé. O garçom, que na época também não chamava garçom, chamava juan, providenciou um ovo fresquinho e todo mundo tentou, mas ninguém conseguiu, porque ninguém pensou no que Colombo faria a seguir: quebrar uma das extremidades do ovo. Moral da história: depois que alguém mostra o caminho, é fácil segui-lo.

A história é ótima, mas os historiadores afirmam que o verdadeiro pai do ovo não foi Colombo, foi um arquiteto italiano da Renascença, Filippo Brunelleschi, que havia feito o mesmo truque alguns anos antes. Colombo, que era italiano, sabia da história, mas os espanhóis não sabiam e ficaram encantados com a criatividade de Colombo. Segunda moral da história: quando uma ideia é boa e a sua autoria é duvidosa, leva vantagem quem tem mais prestígio.

No mundo corporativo, é muito comum um funcionário ter uma ideia e apresentá-la ao chefe. Aí o chefe diz que a ideia não é boa e pede para o funcionário esquecê-la, ou diz que irá pensar a respeito e oportunamente dará uma resposta. Tempos depois, o chefe apresenta a ideia como se tivesse sido dele e não do funcionário. Terceira moral da história: só bote um ovo em pé na mesa do seu chefe, se houver testemunhas.

Max Gehringer, para CBN.


Um comentário:

Finder disse...

Excelente texto!!! Parabéns!!!