2015-03-12

Aprenda a ser Chefe: Existe alguma vantagem de ser promovido sem receber aumento? - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 12/03/2015, com a série "Aprenda a ser Chefe", sobre os casos em que um funcionário é promovido a chefe, mas acaba tendo a remuneração igual ou inferior, pois como subordinado ele recebia horas extras.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Aprenda a ser Chefe: Existe alguma vantagem de ser promovido sem receber aumento?

salário baixo

Há alguma vantagem em ser promovido sem receber aumento? Isso não deveria acontecer, mas às vezes acontece.

Um chefe tem um cargo de confiança. Do ponto de vista jurídico, isso se resume a dizer que ele não recebe nada pelas eventuais horas trabalhadas além do horário normal de expediente. Há empresas, entretanto, em que horas extras são rotina: uma ou duas por dia. Um funcionário que tenha se acostumado com elas e de repente seja promovido a chefe, parará de recebê-las.

Se o reajuste que o funcionário recebeu ao se tornar chefe foi pequeno, digamos uns 5%, irá acontecer a última coisa que ele esperaria em uma promoção: começar a receber, como chefe, uma remuneração total igual, ou eventualmente até menor, do que aquela que recebia como subordinado.

Isso faz sentido? Não seria melhor rejeitar a promoção? Claro que não. Por dois motivos.

O primeiro é que hora extra não é salário, é sempre uma situação provisória que até pode se esticar por algum tempo, mas que certamente irá acabar algum dia. Mesmo que alguém esteja consistentemente fazendo horas extras, elas devem ir direto para uma poupança e jamais devem ser incorporadas ao orçamento pessoal. Assumir dívidas futuras, como prestações mensais em cima de horas extras é pedir encrenca financeira.

O segundo motivo é que o seu novo cargo de chefe vai lhe oferecer a possibilidade de mudar de emprego, no dia em que você decidir fazer isso, em uma posição hierárquica mais alta. A sua promoção, embora não lhe tenha dado nenhum ganho imediato, até pelo contrário, vai enriquecer o seu currículo.

Portanto use essa situação temporária para aprender o máximo que você puder, principalmente no que diz respeito a liderar equipes. E pode ter a certeza de que essa situação passageira, embora lhe pareça desconfortável neste momento, em médio prazo será muito positiva para a sua carreira.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: