2015-04-16

'Aceitei um emprego em uma empresa menor com o intuito de crescer com ela' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 16/04/2015, com um ouvinte que trocou uma grande empresa por uma empresa menor, esperando conseguir melhores chances de crescer na carreira.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Aceitei um emprego em uma empresa menor com o intuito de crescer com ela'

subindo na carreira

Um ouvinte escreve: "Saí de uma grande empresa na qual estava bem, para aceitar a oferta de uma empresa menor, que me ofereceu salário mais alto e melhores benefícios. Ao mudar, pensei: a troca vale a pena porque poderei crescer junto com a empresa e chegar a cargos a que não chegaria na empresa grande. Estou certo em pensar assim?"

Tudo é relativo, como Einstein não disse, mas induziu. Para que o que você espera aconteça, é preciso que três fatores entrem em consonância: que você confie na empresa, que é o que você fez ao mudar; que ela de fato cresça, que é o que você imagina que poderá acontecer; e finalmente que a sua empresa confie em você, o que será resultante do seu trabalho e do seu relacionamento.

Eu chamo a atenção para esse item, relacionamento, que é um pouco diferente em empresas menores. Ao contrário da empresa grande, mais burocratizada e mais guiada por métodos, na empresa menor todo mundo conhece todo mundo, muitas questões são resolvidas com uma conversa e nem tudo o que é combinado fica registrado.

Por isso, e talvez ao contrário do que você esteja imaginando, na empresa menor você terá que ficar muito atento ao seu marketing pessoal e à sua habilidade política, para não criar opositores, cujas opiniões, em empresas menores, costumam ter peso muito grande na hora de uma promoção.

Dessa forma, fica faltando só o fator do meio: a empresa precisa crescer. E as chances de isso acontecer certamente aumentaram, agora que você está aí com o seu conhecimento e a sua capacidade de se adaptar a uma nova situação.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: