2015-04-30

'Empresa não avisou os funcionários sobre auditoria externa' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 30/04/2015, sobre os possíveis motivos pelos quais uma empresa sofre auditoria externa.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Empresa não avisou os funcionários sobre auditoria externa'

auditoria externa

Um ouvinte escreve: "A empresa em que trabalho está sendo auditada por uma empresa externa de auditoria. Não fomos avisados previamente que isso iria acontecer e nem fomos informados até agora sobre a razão. Devemos ficar preocupados ou isso é normal?"

Não é normal em todas as empresas, mas se for normal na sua, deve ter havido outra auditoria nos últimos três anos. Se não houve, algo diferente está acontecendo.

Primeira hipótese: a sua empresa está sendo vendida e o possível comprador está procedendo a verificação dos ativos e dos registros financeiros e contábeis. Quando isso acontece, os auditores costumam trabalhar fechados em uma sala e só têm contato direto com os profissionais que possam fornecer os dados.

Segunda hipótese: sua empresa está tentando conseguir um empréstimo e a auditoria está verificando se as contrapartidas oferecidas realmente existem. Nesse caso, só a área financeira é envolvida.

E terceira hipótese: uma suspeita de que coisas erradas possam estar acontecendo. Em casos assim, os funcionários são questionados sobre o que fazem, por que fazem e como fazem.

Se no caso da sua empresa, você e seus colegas não estão sendo diretamente auditados, vocês já escaparam das duas últimas hipóteses. Resta então a primeira, uma possível venda da empresa ou de parte dela. Isso não é necessariamente ruim e eu lhe recomendaria esperar até saber o propósito da auditoria antes de sair procurando outro emprego, com base em suposições.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: