2015-04-08

Não discordar é o melhor caminho para eu ter mais 15 anos de carreira? - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 08/04/2015, com um ouvinte que teve uma carreira bem sucedida até agora sendo inquisitivo e sem medo de discordar de alguém, mas que agora, com a idade, está em dúvida se continuar discordando é a melhor estratégia para a carreira.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Não discordar é o melhor caminho para eu ter mais 15 anos de carreira?

discordância no trabalho

Um ouvinte escreve: "Completei 50 anos de idade e isso me levou a repensar a minha carreira. Lembro-me de um comentário que você fez, dizendo que a maior parte das promoções acontece na primeira metade da carreira, e confirmo que isso aconteceu comigo. Nos primeiros 15 anos fui promovido seis vezes, e nos últimos 15, só duas, sendo que a última foi há 5 anos.

As promoções que eu consegui foram devidas ao meu espírito inquisitivo e eu não pensava duas vezes para discordar de alguém, mesmo que fosse o meu chefe. Agora, passei a ver as coisas de modo diferente. Estou mais receoso, temendo que discordar possa ser atribuído à minha idade, e passei a engolir opiniões que não engolia quando era mais jovem. Será que esse é mesmo o melhor caminho para eu ter mais 15 anos de carreira?"


Sim e não. Você tem razão em considerar algo erroneamente arraigado em nossa cultura, a de que um jovem que discorda é contestador, e um velho que discorda é rabugento. Por outro lado, foi por ser opinativo que você teve uma carreira bem sucedida até agora, sendo promovido ou mantendo o seu emprego. Mudar o seu procedimento seria como mostrar que a idade, de fato, está pesando, e eu não creio que esteja, no seu caso.

Como você também sabe, todos nós, quando jovens, dissemos muitas coisas que hoje não diríamos. Coisas que geraram desavenças, sem gerar acordos e inimigos sem gerar alianças. O que você pode fazer é continuar a discordar, mas usando a sua experiência e sabedoria para não deixar que a outra parte veja em você um opositor. Se você encaixar sempre um elogio antes de qualquer discordância, você terá mais 30 anos de carreira.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: