2015-07-08

Como evitar uma disputa de poderes? - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 08/07/2015, sobre como evitar uma disputa de poderes com um subordinado que é muito influente.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Como evitar uma disputa de poderes?

disputa de poderes

Um ouvinte escreve: "Minha empresa me promoveu à gerência geral de uma unidade em uma pequena cidade. Pelos comentários que tenho ouvido, vou ter muitos problemas com o sub-gerente da unidade, pessoa muito conhecida e muito influente na cidade. Como posso evitar uma disputa de poderes numa situação assim?"

Bom, no começo da minha carreira, eu vivi uma situação bem parecida com a sua. Assumi a direção de uma fábrica cujo gerente tinha sido admitido na empresa no mesmo ano em que eu havia nascido. Ele conhecia todo mundo na cidade, fazia parte de todos os clubes e associações, era amigo do peito do prefeito, coisa assim, que assustam a quem acaba de chegar e precisa mostrar serviço, como foi o meu caso e como é o seu.

O que eu fiz foi dizer ao gerente que ele sabia mais do que eu, tanto em relação à fábrica quanto em relação à cidade, e que ele poderia tomar todas as decisões operacionais, enquanto eu me limitaria à administração e ao planejamento. Assim, ele manteve o prestígio e eu me beneficiei dos resultados.

Depois de alguns meses, quando ele não se sentiu mais ameaçado, nós passamos a viver em harmonia e sou grato a ele até hoje. Se eu tivesse trombado de frente com ele num primeiro momento, para tentar mostrar quem é que mandava, é provável que todos saíssemos perdendo, ele, eu e a empresa.

Há momentos em que a nossa maior força está em reconhecer as nossas próprias fraquezas. É só uma sugestão, mas deu certo comigo. E espero que dê ainda mais certo com você.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: