2015-07-22

Existe alguma dica para improvisar uma resposta brilhante em entrevistas? - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 22/07/2015, sobre como dar boas respostas em uma entrevista de emprego.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Existe alguma dica para improvisar uma resposta brilhante em entrevistas?

boa entrevista de emprego

Escreve um ouvinte: "Em entrevistas, sou capaz de dar respostas razoáveis às perguntas que me são feitas. Mas depois, ao chegar em casa, eu repenso o que respondi e chego à conclusão de que poderia ter dado respostas muito melhores, que impressionassem mais. Além de decorar respostas, há alguma dica para conseguir pensar mais rápido ou aprender a improvisar?"

O seu caso é muito mais comum do que parece. Pessoas capazes de dar respostas brilhantes, como se já estivessem preparadas para qualquer pergunta, representam uma ínfima minoria. A maioria de nós é como você. Respondemos uma coisa na hora e só depois formulamos uma resposta genial, que já não pode mais ser dada porque o momento passou.

Então, não se sinta frustrado, porque você ainda está na dianteira se as respostas que você dá são razoáveis e adequadas. Há muitos candidatos que não conseguem sequer pensar em uma resposta simples e apropriada para perguntas banais.

Decorar, como você mencionou, é uma opção. Ler muito é outra. Escritores têm tempo para pensar e colocam respostas brilhantes nas bocas de seus personagens. Muitas vezes, algo que você leu pode ser a melhor resposta.

Posso também lhe sugerir algo prático. Ao ouvir uma pergunta, responda o que você já sabe. Muitos candidatos ficam procurando uma resposta genial e acabam dando uma sem sentido.

E finalmente, lembre-se que um entrevistador quer ouvir respostas plausíveis. Se você consegue fazer isso, já leva uma grande vantagem.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: