2015-07-14

Existe uma idade limite para uma primeira promoção na carreira? - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 14/07/2015, sobre se existe uma idade limite para ser promovido pela primeira vez na carreira.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Existe uma idade limite para uma primeira promoção na carreira?

promoção na carreira

Um ouvinte escreve: "Tenho 34 anos e sempre sonhei em ocupar um cargo de liderança, mas até agora isso não aconteceu. Em empresas de grande porte, como a que trabalho, existe uma idade limite para a primeira promoção da carreira?"

Vamos lá. Puxando pela memória, eu me lembro do caso de um encarregado que foi promovido pela primeira e única vez aos 52 anos. Mas a sua pergunta é pertinente. Quanto mais tempo um profissional passa sem ser promovido, mais crescem as suspeitas de que ele se acostumou com o fato de que não será.

Para quem ambiciona subir, digamos, quatro degraus na hierarquia, saindo de auxiliar para chegar a gerente de primeira linha, a primeira promoção costuma acontecer por volta dos 25 anos.

Para quem se contentaria com uma ou duas promoções em toda a carreira, você ainda está no páreo em termos de idade, mas já passou do momento de só ficar esperando que as coisas aconteçam. Você precisaria ter uma conversa franca com o seu superior e perguntar a ele o que lhe falta para merecer uma promoção. Perguntar se é algo que você precise estudar para aprender, como inglês por exemplo, ou se é uma questão de alguma qualidade pessoal que você precise demonstrar, como liderança, assertividade, maleabilidade.

Se você analisar os seus colegas que foram promovidos e não ver neles nada que você também não tenha, o que está lhe faltando é brigar pela vaga com mais decisão. Uma boa conversa já deixará o seu superior ciente de que você não se acomodou.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: