2015-08-17

'Não consigo emprego e, por isso, estou pensando em montar um negócio próprio' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 17/08/2015, sobre abrir um negócio próprio e empreender neste momento de crise.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Não consigo emprego e, por isso, estou pensando em montar um negócio próprio'

negócio próprio

Um ouvinte escreve: "Estou procurando emprego faz cinco meses e não consegui nada. Tenho uma reserva financeira e estou cogitando abrir um negócio próprio. Isso faz sentido numa situação crítica como a atual? Tenho lido que muitas microempresas estão falindo ou dispensando empregados."

Sim, faz sentido. Para muita gente, partir para um negócio próprio acaba sendo uma decisão quase compulsória: a de agir em vez de esperar que um emprego apareça.

Se você tomar essa decisão, é recomendável que faça um curso no Sebrae, para entender alguns aspectos básicos de gestão de microempresas, coisas como plano de negócios, fluxo de caixa, tributação e aspectos trabalhistas.

De fato, o que você tem lido sobre os efeitos da crise é verdade. Mas não deve desanimá-lo. O Brasil tem cerca de oito milhões de micro e pequenas empresas. A cada ano, perto de meio milhão fecha, mas outro meio milhão abre, e o número se mantém em crescimento. Isso ocorre tanto em períodos de bons momentos econômicos, quanto nos ruins.

Você também deve ter lido que metade das novas empresas não sobrevive três anos, o que parece mau, mas não é tanto. Qual é a chance de alguém conseguir um emprego hoje e ainda estar nele daqui há três anos?

Prepare-se também para o fato de que começar uma microempresa no Brasil não é fácil. A burocracia atrapalha, quando deveria ajudar.

Por tudo isso, o Brasil não tem pequenos empresários, tem grandes empresários dirigindo pequenas empresas. Espero que você se torne um deles.

Max Gehringer, para CBN.


Um comentário:

CintiaYamane disse...

Motivador ouvir "o Brasil não tem pequenos empresários, tem grandes empresários dirigindo pequenas empresas" hehe, tambem espero que eu seja um deles.