2015-09-16

'Descobri que o cargo que eu ocupo está em um site de emprego' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 16/09/2015, com um ouvinte que descobriu em um site de emprego uma vaga para o cargo que ele ocupa atualmente em sua empresa.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Descobri que o cargo que eu ocupo está em um site de emprego'

sites de emprego

Um ouvinte escreve: "Descobri que o cargo que ocupo está sendo anunciado em um site de empregos. O nome da minha empresa não aparece, mas a descrição no site é tão específica e tão detalhada que só pode ser ela. Além disso, o meu cargo também tem um título pouco comum no mercado e por isso tenho praticamente certeza de que estou para ser substituído. O que devo fazer num momento desses? Ser otimista e pensar que pode não ser a minha empresa e nem o meu cargo ou tomar uma atitude mais ativa?"

Bom, se você tem um bom relacionamento com o seu chefe, você pode mostrar a ele o anúncio e perguntar se a sua desconfiança é pertinente. Não creio que você receberá uma resposta direta se, de fato, você estiver na marca do pênalti, mas a reação do seu chefe já será um indicativo.

Aí vamos supor que as suas suspeitas sejam confirmadas ou se tornem ainda mais fortes. Como não vai adiantar continuar discutindo se o chefe tergiversar, você pode fazer duas coisas. Uma é ser mais eficiente do que você sempre foi. Muitas vezes uma mudança de comportamento e de produtividade é suficiente para fazer a empresa mudar de ideia.

E a segunda coisa é começar a fazer contatos com amigos bem empregados, sinalizando que você está disposto a mudar, mas sem mencionar que você acha que está a ponto de ser demitido.

Para finalizar, eu torço para que você esteja enganado. Mas se não estiver, é até bom que você seja dispensado. Uma empresa que procede como a sua procedeu, não é o melhor lugar para alguém trabalhar.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: