2015-09-07

'Fiquei fora do mercado por um ano por causa de um problema de saúde de um familiar' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 07/09/2015, com uma ouvinte que ficou um ano afastada do mercado de trabalho e agora está com dificuldade para se recolocar.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Fiquei fora do mercado por um ano por causa de um problema de saúde de um familiar'

mulher com currículo

Uma ouvinte escreve: "Fiquei fora do mercado de trabalho por quase um ano devido a problemas de saúde de um familiar. Para poder cuidar dele, tive que interromper uma carreira que vinha se desenvolvendo muito bem. Agora, ao retornar, estou encontrando dificuldades para me recolocar. Não sou chamada para entrevistas e nas duas que fiz, por indicações de amigos, fiquei com a impressão de que a minha história pessoal mais atrapalhou do que ajudou. Devo relatar em meu currículo que tive que parar por motivos alheios a minha vontade, e não por incompetência?"

Vamos lá. Faz parte da cultura secular dos povos latinos, explicar o que não foi perguntado. De modo geral, nós colocamos na cabeça que uma situação que nos incomoda, necessita imediatamente ser esclarecida, antes mesmo de sabermos se ela será relevante, por exemplo, para um recrutador. No caso do seu currículo, ele precisa ser profissional, e não confessional.

Se você teve uma carreira ascendente, em boas empresas, com bons resultados, só isso já será suficiente para interessar a um eventual contratante. Muito provavelmente, você não está sendo chamada para entrevistas devido à situação ruim do mercado, e não pela pausa forçada na carreira.

Logo, a minha sugestão é que você realce em seu currículo os pontos que serão positivos para uma empresa que possa contratá-la. E, quando surgir uma entrevista, espere pela pergunta sobre o seu período de afastamento e procure relatá-lo em uma frase curta, como você fez nesta sua mensagem.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: