2015-09-02

'Sou profissional de TI e só vou bem em entrevistas quando conduzidas por pessoas do setor' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 02/09/2015, com um profissional de TI que vai mal em entrevistas de emprego conduzidas por pessoas de recursos humanos.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Sou profissional de TI e só vou bem em entrevistas quando conduzidas por pessoas do setor'

nervoso em entrevista de emprego

Um ouvinte escreve: "Sou profissional da área de tecnologia de informação, que é bastante específica em termos de conteúdo. Ou a pessoa sabe ou não sabe. Pois bem. Em entrevistas de emprego, vou bem quando converso com quem é do ramo, e não tão bem quando sou entrevistado por recursos humanos. Quero deixar claro que não tenho nada contra recursos humanos, apenas não sei o que falar. O resultado é que acabei perdendo boas oportunidades de emprego por essa minha deficiência em me fazer entender por quem não entende o que eu faço. O que você me sugere?"

Vamos lá. Estamos falando de duas coisas diferentes e ambas são vistas como importantes pelas empresas, principalmente aquelas de maior porte. Uma coisa é a parte técnica, na qual você não tem nenhum problema. E a outra é a parte do relacionamento.

Cabe ao profissional de recursos humanos decidir se você irá se encaixar na cultura da empresa, se vai contribuir para um bom ambiente de trabalho, se tem um espírito cooperativo e se não tem uma tendência a tratar como ignorantes aqueles que irão se beneficiar do seu trabalho, mas que não precisam ter uma compreensão profunda das peculiaridades técnicas dele.

Tudo isso ocorre não só com a área de TI, mas com qualquer outra área. Portanto, você só terá que demonstrar numa entrevista com recursos humanos que será um companheiro de trabalho tão bom como é um excelente técnico. Não é tão difícil assim.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: