2015-09-03

'Tenho 52 anos e não sei o que fazer se for demitido' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 03/09/2015, com um ouvinte com mais idade e que está preocupado com o que fazer se ele for demitido.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Tenho 52 anos e não sei o que fazer se for demitido'

aposentado preocupado

Um ouvinte escreve: "Tenho 52 anos e me aposentei no ano passado, mas continuei a trabalhar na mesma empresa. Só que ela vai mal das pernas e são cada vez mais frequentes os boatos de que haverá corte de pessoal. Se isso acontecer, eu não tenho dúvidas de que serei um dos primeiros a ser dispensado. Pensando nisso, fiz alguns contatos, mas já percebi que a minha idade será um empecilho. E aí vem o meu dilema. Eu gostaria de continuar ativo, mas não tenho vocação para abrir um negócio próprio. Também não tenho nenhum grande diferencial técnico ou escolar. Sempre fui empregado, nunca fui chefe e sou um bom cumpridor de ordens. Por onde eu poderia recomeçar?"

Por uma empresa de pequeno porte. Para a maioria delas, a escolaridade não pesa tanto quanto a experiência. Além disso, um funcionário eficiente, mas sem grandes ambições de carreira, é bem vindo, já que empresas menores têm poucas oportunidades de promoção para oferecer.

A minha sugestão é que você procure a Associação Comercial e Industrial da sua cidade. Se você nunca ouviu falar dela, não se preocupe, porque toda cidade tem uma. Essa associação reúne todos os comerciantes e industriais da cidade, sejam eles grandes, pequenos ou minúsculos.

Não é um lugar onde você irá pedir um emprego, mas sim um lugar para começar a fazer contatos. A partir do primeiro, você irá fazendo outros e acabará chegando até um empresário que estudou com você ou que é conhecido de um amigo seu. E um deles lhe dará a oportunidade para você continuar ativo e cumpridor.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: