2015-10-09

'Empresa em que trabalho diminui a cada ano' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 09/10/2015, com uma ouvinte que trabalha em uma empresa que só diminui de tamanho a cada ano.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Empresa em que trabalho diminui a cada ano'

recessão econômica

Uma ouvinte escreve: "Dez anos atrás, a empresa em que trabalho tinha 70 funcionários. Hoje tem somente 12. Ela vem diminuindo de tamanho a cada ano e temo que acabe fechando, por desinteresse dos herdeiros em assumir o lugar do pai, que dá a impressão de também não estar interessado. Quando perguntamos ao dono o que vai acontecer, ele diz que está tudo bem e que devemos continuar trabalhando. O que é melhor fazer numa situação dessas, considerando-se que tenho 45 anos de idade e quase 20 de empresa?"

Bom, primeiro verifique todos os meses se os depósitos do seu fundo de garantia estão sendo efetuados. Caso estejam, você pelo menos terá um bom dinheiro a receber caso o dono decida encerrar as atividades.

Seria bom também você sondar os seus amigos bem empregados não para mudar imediatamente, mas para descobrir se você é empregável em outra empresa. Pode ser que nessas conversas, você descubra que precisa dar uma atualizada em seus estudos, para aprender coisas que você talvez não tenha aprendido nos últimos 10 ou 15 anos, porque nunca precisou delas.

Se nesses últimos tempos muita gente saiu e você ficou, só posso deduzir que você tem apreço pela empresa e pelo dono. E possivelmente, um certo receio de arriscar uma mudança após tantos anos na mesma empresa. Nesse caso eu sugiro que você continue aí até aparecer alguma oportunidade que você realmente considere aceitável.

E no mais, não entre em pânico. Pedir a conta na atual situação do país não é uma boa estratégia.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: