2015-10-26

'Empresas estão me eliminando por causa do meu passado recente?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 26/10/2015, com um ouvinte que se sente inseguro pois não consegue um emprego desde que teve duas experiências rápidas por empresas no passado recente.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Empresas estão me eliminando por causa do meu passado recente?'

nervosismo na entrevista de emprego

Um ouvinte escreve: "Sou vendedor e não dei sorte em meus dois últimos empregos. Fiquei três meses em um e quatro meses no outro. Essa situação desconfortável me tirou muito da confiança que eu tinha. E por isso estou há meses tentando conseguir outro emprego, mas nunca passo da primeira entrevista. Será que as empresas estão me eliminando por causa do meu passado recente?"

Certamente não. Se estivessem, você nem teria sido convocado para as entrevistas de que participou, já que o seu currículo havia sido previamente avaliado.

Mas tenho quase certeza que você está sendo convidado a explicar o que aconteceu nesses dois empregos que você perdeu em tão pouco tempo. O objetivo disso não é torturá-lo, mas certificar-se de que foram apenas acidentes de percurso.

Ai, então, tudo depende o que você está respondendo. Se você criticar essas duas empresas, perde pontos. Se assumir os eventuais erros que tenha cometido, ganha pontos. Se falar mal do chefe, perde pontos. Se fizer elogios, ganha pontos.

Também acho difícil concordar com a sua tese de que tudo se deveu à falta de sorte, duas vezes seguidas. Provavelmente, você não avaliou bem uma das duas situações, ou ambas, e aceitou os empregos sem ter a certeza de que teria condições de executar as tarefas que assumiu.

Mostre então que você está qualificado para o novo emprego que está sendo disputado. O que você tem de bom para oferecer? Experiência, conhecimento, escolaridade, determinação? Então esse deve ser o seu foco, e não a sorte ou o azar.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: