2015-10-22

'Trabalho em uma empresa que usa softwares piratas' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 22/10/2015, com uma ouvinte que trabalha em uma empresa que usa softwares piratas.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Trabalho em uma empresa que usa softwares piratas'

software pirata

Uma ouvinte escreve: "Entrei em uma empresa de porte médio e senti um certo desconforto ao descobrir que os programas de computador que ela utiliza são todos pirateados. Como este é o meu primeiro emprego, não sei se isso diz algo sobre a idoneidade da empresa ou se isso é comum no mercado. O que você poderia me dizer?"

Posso lhe dizer que pirataria é crime. Uma empresa pode alegar que usa programas pirateados porque os originais são muito caros. Por extensão, uma empresa assim também poderia passar a sonegar impostos, por exemplo, porque o dinheiro que ela recolhe não está sendo bem utilizado pelo poder público.

Ou seja, quem quiser justificar o descumprimento de uma lei, sempre encontrará desculpas que satisfaçam a quem tomou a decisão, mas nem por isso deixam de ser atitudes passíveis de punição.

Portanto, a sua percepção é correta. A empresa em que você está não é idônea. Não sendo idônea, não se pode esperar que ela seja ética nos negócios. O risco de ficar aí é o de você começar a acreditar que é assim mesmo que o mundo funciona, que os mais espertos saem ganhando, que descumprir a legislação é um esporte coletivo e que é possível continuar sendo honesto simplesmente fazendo o certo e ignorando o que a empresa faz de errado.

Atualmente há tantas falcatruas no noticiário, que muita gente está começando a acreditar que essa é a regra dos negócios, e não a exceção. Eu lhe sugiro procurar outro emprego, no qual você possa ver bons exemplos, e não espertezas.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: