2015-10-02

'Vale a pena pedir a conta neste momento para fazer uma pós no exterior?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 02/10/2015, com um ouvinte que pode fazer um curso no exterior, mas está com receio de deixar o emprego nesses tempos de crise.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Vale a pena pedir a conta neste momento para fazer uma pós no exterior?'

estudando no exterior

Escreve um ouvinte: "Tenho 25 anos, estou empregado e não tenho queixas a fazer. Mas apareceu uma oportunidade de fazer uma pós-graduação no exterior. Faz mais de um ano que venho economizando para pagar esse curso e me manter por um período sem trabalhar, mas agora fiquei em dúvida. Será que neste momento vale a pena pedir a conta? Será que depois de um ano fora do Brasil, vou de fato conseguir um emprego melhor do que este que tenho atualmente?"

Vamos lá. Se quando você retornar a crise tiver passado e as empresas tiverem voltado a contratar, é muito provável que você consiga um emprego pelo menos igual ao que tem hoje.

A questão é que os economistas não estão muito seguros quanto ao desdobramento e a duração dessa crise. Alguns acreditam que ela vai amainar no próximo ano e outros creem que ela irá se esticar até o ano seguinte. O risco nesse caso seria você retornar e passar um período desempregado, ou então ter que aceitar, momentaneamente, um salário até menor que o atual.

Dito tudo isso, em seu lugar, eu iria. Tanto pelo curso em si, quanto por sua idade. Se há um momento para você arriscar, é este. Na medida em que o tempo for passando, mais irá aumentar o seu receio em deixar o emprego e partir para um período prolongado no exterior.

Outro ponto importante, e que atormenta muita gente, é o de olhar para trás e pensar no que poderia ter feito e deixou de fazer. Se você deixar passar a oportunidade agora, irá se arrepender. Se aproveitá-la, talvez se arrependa, mas não tanto. A segunda opção é melhor.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: