2015-11-20

Como falar com um subordinado que é meu amigo - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 20/11/2015, com um ouvinte que se tornou chefe de um amigo e não sabe como falar com seu subordinado amigo.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Como falar com um subordinado que é meu amigo

amizade no trabalho

Um ouvinte escreve: "Trabalho em uma empresa de porte médio faz 13 anos. Há um mês e pouco, meu gerente se aposentou e fui promovido para o lugar dele. Tudo ótimo, se não fosse por um detalhe. Um colega de trabalho é amigo meu de longa data, desde antes de nós dois entrarmos nessa empresa.

Agora que se tornou meu subordinado, ele está usando a nossa amizade para agir como se fosse um subchefe informal, inclusive dando ordens a seus colegas de trabalho, coisa que ele não tem nem o cargo e nem a autoridade para fazer.

Qual a melhor maneira de dizer a ele que amizade é uma coisa e trabalho é outra, sem que isso estrague nossa relação pessoal e influa negativamente na profissional?"


Vamos lá. Você deve dizer a ele, sem rodeios, o que acabou de escrever, só que na ordem inversa: que você quer manter a amizade que sempre tiveram, mas que a sua nova função obriga você a tratá-lo como subordinado, sem favorecimentos em relação aos demais subordinados.

Aí pergunte se ele vê nessa relação profissional, algum empecilho para que a velha amizade continue e se fortaleça. Provavelmente ele lhe responderá que tudo bem, tudo certo, que agora você é chefe, mas ele continua seu amigo. Agradeça e, nesse momento, não mencione nenhum problema.

No próximo momento em que ele der uma ordem a alguém, chame-o novamente. Relembre a conversa que vocês tiveram e peça para ele não fazer mais isso.

Caso ele se ofenda e decida esfriar a amizade, paciência. Amigo que age assim não merece ser amigo.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: