2015-11-12

Como o mercado avalia o currículo de um gestor de uma empresa falida? - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 12/11/2015, com um ouvinte que trabalha como gestor em uma empresa que está falindo.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Como o mercado avalia o currículo de um gestor de uma empresa falida?

empresa falida

Um ouvinte escreve: "Tenho um cargo de gestão em uma empresa que está à beira da falência. Não acredito que ela conseguirá resistir por mais de seis meses. Caso o pior venha mesmo a ocorrer, pergunto como o mercado de trabalho irá avaliar o currículo de um gestor de uma empresa falida?"

Depende. A palavra gestor é bem ampla e não explica muita coisa em termos de organograma. Um gestor tanto pode ser um gerente de primeira linha quanto um supervisor sem qualquer participação nas decisões da direção da empresa.

Então, se você for o gestor responsável pelas finanças da sua empresa, sem dúvida irá ouvir perguntas desconfiadas em futuros processos seletivos. Por exemplo: "Em que momento você começou a perceber que a situação poderia chegar aonde chegou e que providências práticas você tomou pare tentar impedir o estrago?".

Já se você for o gestor responsável pelo setor elétrico ou mecânico da empresa, dificilmente alguém irá atribuir a você alguma culpa pela falência. Pelo contrário, você ganhará pontos por ter mostrado ser um gestor fiel, que colaborou até o último dia para tentar evitar o pior.

Em resumo, ou você teve algo a ver com a situação, ou foi somente uma vítima dela. Caso tenha sofrido as consequências, sem ter tido voz ativa nas causas, não há o que temer. Caso contrário, é prudente que você saia enquanto não precisa nem mencionar em uma entrevista, porque está saindo.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: