2015-11-11

'Estou pensando em sair durante o período de experiência' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 11/11/2015, com um ouvinte que entrou em um novo emprego, mas já está pensando em sair durante o período de experiência, porque a empresa não é o que ele esperava.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Estou pensando em sair durante o período de experiência'

pedindo demissão

Um ouvinte escreve: "Entrei nesta empresa faz um mês. Estou pensando em sair, ainda durante o período de experiência, porque nada do que encontrei aqui bate com o que me foi dito quando fui contratado. Conversei com meu chefe e ele me disse que talvez eu é que não tenha entendido o que me foi falado. Pergunto se vou ter problema para conseguir outro emprego, caso peça a conta já."

Vamos lá. Eu já vi situações como a sua antes, incluindo a de um gerente que pediu a conta já no primeiro dia. Durante o processo de contratação, ele entendeu que seria o único responsável pelo setor, com liberdade para tomar decisões. Ao entrar, foi comunicado que teria um superior a quem deveria consultar antes de decidir qualquer coisa. A saída não prejudicou a carreira dele, mas deixou-o muito mais atento em relação a processos seletivos.

É natural que qualquer empresa tente vender ao candidato a emprego, tudo o que ela oferece de bom. Cabe ao candidato fazer perguntas para se certificar de que ouviu direito.

No seu caso, acredito que você tenha escutado o que lhe foi dito, ficou satisfeito e não fez nenhuma pergunta que pudesse causar mal-estar ao entrevistador. Muito provavelmente, ele não mentiu para você. Por estar na empresa há tempos, ele se acostumou com ela e já não enxerga, ou releva, pontos que para você são inconcebíveis.

Se você está convencido de que não vai se adaptar, o melhor é sair. Só sugiro que, em entrevistas futuras, você pergunte o que for preciso para evitar outra situação desagradável como essa, para você e para a empresa.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: