2015-11-17

Não passe a entrevista só se defendendo - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 17/11/2015, sobre como a crise atual está fazendo com que os candidatos fiquem na defensiva durante uma entrevista de emprego e como isso não é bom.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Não passe a entrevista só se defendendo

entrevista de emprego na defensiva

Uma ouvinte escreve: "Depois de muito tentar, fui chamada para participar de um processo de seleção. Estou com receio de não ir bem na entrevista e perder essa oportunidade. O que você me recomenda?"

Muito bem. Sua preocupação é normal, mas eu gostaria de chamar a sua atenção para algo que vem ocorrendo no mercado de trabalho.

Como as vagas são poucas e os candidatos são muitos, uma recrutadora que entrevista perto de 100 candidatos por mês, me disse que essa situação de temor fez crescer bastante o número de candidatos que se colocam na defensiva durante a entrevista. Ou até mesmo antes dela começar. Muitos recusam até um copo de água, com medo de que aceitar possa ser considerado como ponto negativo.

A coisa se complica ainda mais quando surgem aquelas perguntas de praxe, do tipo "Qual é o seu maior defeito?" Ao ouvir isso, muitos candidatos travam, como se a pergunta já fosse uma sentença de exclusão do processo.

Segundo a recrutadora, somente uma pequena minoria tem demonstrado personalidade, respondendo com segurança, ressaltando a colaboração que pode oferecer e dizendo "Não sei", quando não sabe. Esses são os que acabam conseguindo a vaga. Porque, numa situação de crise, empresas querem ter funcionários que mostrem iniciativa, espírito colaborativo e que não fiquem deprimidos com boatos ou más notícias.

É isso que eu posso recomendar a você: determinação. Ter cautela é bom, mas não passe a entrevista só se defendendo, porque você não estará sendo acusada de nada.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: