2016-01-08

Como tratar o uso de smartphones em minha empresa? - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 08/01/2016, com um ouvinte que está preocupado que o uso de smartphones em sua empresa possa estar atrapalhando os negócios.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Como tratar o uso de smartphones em minha empresa?

smartphones nas empresas

Um ouvinte pergunta: "Como tratar o uso de smartphones em minha empresa? Os meus funcionários passam parte do tempo recebendo mensagens, acessando a internet, comunicando-se pelas redes sociais. Qual seria a solução?"

Bom, eu creio que qualquer empresário ou executivo concordará com você que essa prática resulta em perda de produtividade, além de gerar uma desatenção que pode ocasionar erros.

Porém, se o passado recente nos permite prever o futuro próximo, podemos afirmar com certeza que o impacto tecnológico irá escalonar em vez de diminuir. A cada dia surgem aplicativos novos e muito mais interessantes do que a velha rotina do trabalho. Tanto que muitos funcionários, e principalmente aqueles com menos de 30 anos, já conversam mais online e menos entre si durante o expediente.

Dependendo da sua idade, você talvez se lembre de que as escolas recolhiam os celulares dos alunos antes das aulas e os devolviam ao fim delas, ou que o uso de calculadoras era proibido em faculdades. Anos depois, essas atitudes parecem falta de visão e de compreensão da realidade.

A minha sugestão: dê as seus funcionários objetivos diários a serem cumpridos, sem proibir nada e sem sequer fazer referência à perda de tempo com a tecnologia. E premie os melhores.

Nem sempre quem parece estar trabalhando realmente está. E muitas vezes, quem parece não estar, é muito produtivo. O que lhe interessa, creio eu, não é o que os funcionários aparentam fazer, é o quanto, de fato, eles produzem.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: