2016-01-07

Qual a real importância de um diploma de curso superior? - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 07/01/2016, sobre a real importância de um diploma de curso superior no mercado de trabalho.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Qual a real importância de um diploma de curso superior?

diploma de curso superior

Um ouvinte pergunta: "Qual é a real importância de um diploma de curso superior?"

Muito bem. Se você quiser a resposta em somente uma palavra, ela seria "precaução". Mas permita-me explicar-lhe porquê.

Existem profissões que você só pode exercer se for legalmente diplomado, como medicina, odontologia, advocacia, psicologia e várias outras.

Já no caso de empresas de porte, aquelas que são mais procuradas porque proporcionam oportunidades de carreira em médio e longo prazo, o diploma de curso superior funciona como um filtro na seleção de candidatos. Mesmo que a função inicial não exija um vasto conhecimento, essas empresas dão preferência a contratar quem possui melhores currículos acadêmicos.

Por outro lado, se você decidir se tornar um empresário, o diploma do curso superior não será necessário, porque ele não é requerido quando da abertura de uma empresa. Existem grandes empresários que se tornaram bilionários sem ter concluído um curso superior. E acredito que essa seja a resposta que você pretendia ouvir.

E é aí que entra a parte da precaução. Você pode vir a se tornar um desses empresários ricos e bem sucedidos, mas as estatísticas indicam que a chance de isso acontecer é de uma em dez mil, por aí. A precaução de ter um diploma é, portanto, o plano B de quem acha que não precisa, mas precisará se for procurar um bom emprego em uma boa empresa.

Minha sugestão: seja precavido. Mire o máximo possível, mas prepare-se para o mínimo desejável.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: