2016-02-16

Como avisar um funcionário que ele tem mau hálito? - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 16/02/2015, com a reprise do comentário do dia 08/05/2015, sobre como avisar um funcionário de que ele tem um mau hálito.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Como avisar um funcionário que ele tem mau hálito?

mau hálito

Uma ouvinte escreve: "Sou da área de recursos humanos e recebi um pedido de um chefe do setor administrativo. Um subordinado dele tem mau hálito e os colegas se sentem muito incomodados com isso. O chefe me falou que não sabe como dizer isso ao subordinado, que pode se ofender ou ficar desmotivado ou começar a listar os defeitos dos colegas. Aí, o chefe pediu que recursos humanos falasse com o portador do mau hálito e sobrou para mim. Só que eu também não estou segura quanto a abordagem a usar e gostaria de saber qual seria o modo menos constrangedor?"

Bom, comece transformando um tema desagradável em algo positivo. Peça para o chefe lhe dar algumas boas características do subordinado e abra a conversa mencionando-as. Aí, diga que é tarefa de recursos humanos prevenir funcionários com bom potencial, como ele, sobre problemas que já atrapalharam outras carreiras.

E mencione o hálito forte, e não o mau hálito. Esclareça que você sabe que isso nada tem a ver com a falta de higiene e também que a maioria das pessoas que possuem hálito forte não têm consciência disso. Em seguida, coloque-se a disposição para colaborar, enfatizando que a empresa está fazendo isso pensando no interesse dele.

O que ele lhe responder não terá importância. Você fez o que lhe foi solicitado e ele sairá sabendo que tem um problema. Caso ele lhe pergunte o que fazer, sugira uma consulta clínica, paga pela empresa, para determinar as causas e o tratamento adequado.

E, nem preciso dizer, mantenha um boa distância da boca dele durante toda a conversa.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: