2016-02-18

Por que uma empresa bagunçada dá mais lucro que uma organizada? - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 18/02/2016, com a reprise do comentário do dia 25/05/2015, sobre empresas bagunçadas e organizadas.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Por que uma empresa bagunçada dá mais lucro que uma organizada?

empresa bagunçada

Dúvida interessante. Um ouvinte escreve: "Mudei de emprego. Saí de uma empresa que era o modelo de organização: processos bem definidos, manuais de operação, descrição de cargos, banco de dados e tudo mais. Vim para outra empresa que é o avesso: poucos dados, muita discussão, correria o tempo todo e decisões tomadas de estalo. A questão é que as duas empresas são concorrentes e esta, a bagunçada, dá muito mais lucro que a anterior. Pensei que a explicação pudesse estar em sonegação ou coisa assim, mas não, é lucro mesmo. Existe uma explicação racional para isso?"

Sim. Provavelmente, a sua empresa atual perde algum tempo correndo atrás de informações, mas ela recupera esse tempo, com sobras, ao decidir mais rapidamente. Além disso, há uma economia de pessoal, já que não há setores para, por exemplo, acumular dados, revisar processos ou redigir manuais.

A diferença básica é que, em sua empresa anterior, os processos ditavam o ritmo de todos. E a empresa atual é centrada em ações individuais. Em empresas assim, as pessoas adquirem mais importância, enquanto na outra, qualquer funcionário poderia ser substituído com relativa facilidade.

Qual é a melhor? Teoricamente, a primeira, porque ela corre menos riscos de cometer erros. A segunda pode dar muito certo ou muito errado, mas é assim que 90% das empresas brasileiras funcionam, por serem de pequeno porte.

Resumindo: no modelo de gestão pela aparente bagunça, cada funcionário precisa ser muito mais ativo. E será cobrado todos os dias.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: