2016-04-27

Franquia é maneira de estimular novos empreendedores e gerar empregos - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 27/04/2016, com uma ouvinte que pensa em investir em uma franquia.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Franquia é maneira de estimular novos empreendedores e gerar empregos

franquias

Uma ouvinte escreve: "Perdi meu emprego, mas não fiquei aflita porque recebi uma boa indenização. Ainda sou nova e tenho muita disposição. E por isso, estou pensando em investir o meu capital em uma franquia. Gostaria de saber se você pode me recomendar uma."

Bom, depende do que você gosta de fazer e do valor que você esteja disposta a investir. Você pode começar analisando o site da ABF - Associação Brasileira de Franchising. Nele estão listadas centenas de franquias de todos os ramos, com investimento inicial de 2 mil reais até um milhão, e informações sobre cada uma, como espaço necessário, faturamento previsto, número de funcionários e outros detalhes. Selecione algumas que lhe pareçam interessantes e faça contato com elas, através do próprio site, pedindo a visita de um representante.

Eu acredito muito em franquias como uma maneira de estimular novos empreendedores e de gerar empregos. Mas sugiro que você converse com franqueados aí da sua vizinhança para saber qual será a carga de trabalho, se vai dar para você tirar férias, se os fins de semana serão livres e outras questões que poderão alterar a dinâmica da sua vida familiar.

Quem sempre trabalhou como empregado tem a impressão de que ser dono é melhor, e talvez seja mesmo. Mas há diferenças a serem consideradas. Um dono pensa dia e noite na empresa, ao contrário do empregado que divide responsabilidades durante o expediente e pode relaxar ao final dele.

Se nada disso lhe assusta, vá em frente, tenha sucesso e sirva de exemplo para outros futuros empreendedores.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: