2016-05-11

Há vagas para quem se formou em curso não alinhado com a iniciativa privada? - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 10/05/2016, com um ouvinte que se formou em Física e quer agora ingressar no mundo corporativo da iniciativa privada.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

Há vagas para quem se formou em curso não alinhado com a iniciativa privada?

networking

Um ouvinte escreve: "Eu me formei em Física. Meu objetivo, ao escolher esse curso, era o de me tornar professor e pesquisador. Consegui a primeira parte. Dou aulas em faculdades, só que o pagamento está longe de ser satisfatório. Mas não fui feliz na segunda parte do meu objetivo, que era ser aprovado em um concurso público para a área de pesquisas. Como passei dos 30 anos, estou preocupado e pretendo ingressar em uma empresa que me garanta um futuro mais promissor. Pergunto se existem vagas para quem, como eu, se formou em um curso que não está alinhado com a iniciativa privada?"

Sim, existem. Por exemplo, a área de planejamento financeiro, cujo fundamento básico é a aplicação de modelos matemáticos avançados, um campo complicadíssimo para quem não é do ramo, mas que você domina com um pé nas costas. Eu lhe sugiro começar pelos bancos, que empregam muitos profissionais de planejamento.

Também lhe sugiro rever a lista de alunos que passaram por suas aulas e que se formaram há mais de 3 anos. Devem ser centenas e alguns deles podem estar ocupando posições em empresas privadas. Eles seriam a sua melhor fonte de referência para obtenção de uma vaga.

Usualmente são os ex-alunos que procuram estreitar o networking com seus antigos professores, mas nada impede que o contrário também seja feito. Alguém que você ajudou a formar poderá agora ajudá-lo a se reposicionar.

O mesmo vale para alunos e professores de qualquer curso que pareça não ter nenhuma afinidade com a iniciativa privada. Todos eles têm e os contatos passados são o melhor passaporte para o futuro.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: