2016-05-19

'O que devo e não devo fazer após ser promovida?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 19/05/2016, com uma ouvinte que foi promovida e quer saber o que deve e o que não deve fazer.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

'O que devo e não devo fazer após ser promovida?'

mulher promovida na carreira

Uma ouvinte escreve: "Fui promovida a coordenadora de um setor. Como essa é a primeira promoção que tive na vida, pergunto o que devo e não devo fazer?"

Bom, parabéns. Você se dará muito bem nessa nova etapa de sua carreira e nas outras que eventualmente virão, se levar em conta que ganhou uma oportunidade para mostrar que, de fato, tem as qualidades que aparentava ter antes de ganhar a chefia.

Como subordinada, você não precisava liderar, delegar, tomar decisões e repreender ou elogiar subordinados. Mas dava a impressão, pela forma como se comportava, de que saberia fazer tudo isso quando tivesse um cargo de chefia.

Uma promoção, portanto, é uma prova de confiança da empresa, mas é também um período de experiência para o recém-promovido. Por um tempo, você será avaliada por seu superior e por seus subordinados, e todos eles precisarão se sentir confortáveis.

No caso do superior, não se acanhe em perguntar a ele como você deve agir em uma nova situação. E no caso dos subordinados, permita que eles continuem vendo em você a boa colega que eles sempre tiveram, mas deixe claro desde o primeiro momento que a chefia lhe obriga a cobrar, a exigir e, eventualmente, a ser menos simpática do que você gostaria.

Para a sua tranquilidade, saiba que ninguém é promovido por acaso. A chance lhe foi dada porque você a mereceu. E agora basta você se lembrar de tudo o que esperava de um bom chefe e colocar isso em prática.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: