2016-06-09

A empresa não deve informar a seus funcionários tudo o que acontece - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 09/06/2016, sobre a comunicação interna das empresas.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

A empresa não deve informar a seus funcionários tudo o que acontece

comunicação empresarial

Um ouvinte escreve: "Trabalho em uma empresa de grande porte. Talvez grande demais, porque somente ficamos sabendo das novidades a respeito dela através de notícias na imprensa. Quando converso com amigos, eles ficam com a impressão de que não tenho a mínima ideia sobre o que se passa na empresa em que trabalho. Pergunto se uma boa empresa não deveria manter seus empregados informados sobre tudo o que está acontecendo?"

A resposta é não. A empresa deve informar a seus empregados o que interessa a cada um deles, mas nem tudo interessa a todos. Se a empresa, por exemplo, vai lançar um novo produto, isso é feito em sigilo e somente os profissionais das áreas envolvidas têm acesso às informações. Se uma empresa pretende comprar uma concorrente, isso será mantido em segredo até que o negócio seja fechado.

Além disso, empresas muito grandes, como a sua, tendem a ser departamentalizadas. Isto é, uma área tem muito pouco contato com a outra. Cada um faz a sua parte e deixa que os colegas de outras áreas façam a parte deles. Tudo isso transforma os funcionários em especialistas naquilo que fazem. E é exatamente isso que dá sustentação à empresa como um todo.

Em minha carreira eu trabalhei tanto em empresas muito pequenas, quanto em muito grandes. Nas pequenas sabia-se de tudo. Nas grandes, de quase nada. Mas foram as grandes que me proporcionaram as melhores oportunidades que tive. O mesmo acontecerá com você.

Não ser informado não quer dizer que você não esteja sendo visto e avaliado. E isso é o que importa.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: