2016-06-16

'Como escolher o pacote de serviços bancários mais adequado?' - by Mauro Halfeld

Transcrição do comentário do Mauro Halfeld para a rádio CBN, do dia 16/06/2016, sobre como escolher o pacote de serviços bancários.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Mauro Halfeld, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

'Como escolher o pacote de serviços bancários mais adequado?'

serviços bancários

A pergunta de hoje é bem objetiva: "Como escolher o pacote de serviços bancários mais adequado?"

Minha resposta: o ideal é pegar os extratos bancários dos últimos três meses e verificar o que realmente você usou de serviços bancários. Confira quantas TEDs você fez, se usou cheques, quantas vezes você sacou dinheiro em caixas automáticas e se você usou o cheque especial. Se possível, descubra até a frequência com que você tira extratos.

A partir daí, avalie os pacotes oferecidos pelo seu banco. Primeiro tente se enquadrar nos pacotes mais baratos. Aumentar isso no futuro é sempre muito mais fácil.

Lembre-se de multiplicar por 12 vezes os valores mensais que são divulgados nas tabelas do banco. Você vai perceber que o gasto anual vai lhe trazer mais atenção ao problema do que aqueles valores aparentemente baixos das tarifas mensais. Um exemplo: 12 x 30 reais = 360 reais por ano. Isso dói muito mais do que aqueles 30 reais que aparecem na tabela do banco.

Se puder, não tenha vergonha de desistir do seu cheque especial. Geralmente ele é um produto especial pro banco, que cobra taxas de juros exorbitantes.

Daqui a uns três meses, consulte de novo os extratos e verifique se a escolha feita foi realmente adequada ao seu perfil.

Mauro Halfeld, pra CBN.


Nenhum comentário: