2016-06-17

Passar muitos anos no mesmo cargo pode acarretar em demissão - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 17/06/2016, com um ouvinte passou muitos anos no mesmo cargo.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

Passar muitos anos no mesmo cargo pode acarretar em demissão

homem esperando no trabalho

"Tenho uma grande preocupação", escreve um ouvinte. "Completei 40 anos, estou empregado e tenho um salário bem razoável. Até aí, tudo bem. O problema é que eu sou analista e nunca fui cogitado para um cargo de liderança. Vejo a empresa contratando jovens para funções similares às minhas e já vi muitos desses jovens serem promovidos nos últimos 10 anos, enquanto eu continuo no mesmo lugar. O que posso fazer para que a minha situação não se complique nos próximos anos?"

Bom, o primeiro passo seria estudar para continuar se desenvolvendo e se atualizando. Além disso, se você acredita ter condições para assumir um cargo de liderança, pergunte a seu chefe o que mais você precisaria demonstrar para consegui-lo. A resposta que você vai ouvir, mesmo que seja vaga, já mostrará se essa possibilidade existe.

Agora, o ponto mais complicado. Ao passar muitos anos na mesma função, um empregado recebe reajustes anuais ordinários, mas mesmo assim, acaba ficando acima da faixa salarial do mercado. E isso pode, um dia, acarretar uma demissão. Espero que isso não ocorra no seu caso, mas você precisa estar preparado.

Existe alguma coisa que você saiba fazer fora da sua atividade profissional? Dar aulas, por exemplo? Então, comece a se preparar para ela. A pior coisa que pode lhe acontecer é ser surpreendido por uma demissão sem ter um plano alternativo.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: