2016-07-01

'Sou recém-formado e recebi responsabilidades que não estudei' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 01/07/2016, com um recém-formado que entrou em uma pequena empresa e está recebendo várias responsabilidades diferentes.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

'Sou recém-formado e recebi responsabilidades que não estudei'

novo trabalhador

Escreve um ouvinte: "Sou recém-formado e fui admitido por uma pequena empresa. Meu chefe me passou responsabilidades que envolvem vários setores com os quais nunca tive contato e nem estudei a respeito. E ele vem me cobrando resultados. Estou perdido e confuso, não sei como me organizar para dar conta de tudo isso. O que faço?"

Bom, primeiro agradeça por estar tendo essa oportunidade. Depois que você passar por ela, não importa se bem ou mal, tudo irá lhe parecer menos complicado.

Minha experiência com empresas pequenas me ensinou duas coisas: a primeira é que a hierarquia é bem clara, isto é, o dono manda e o resto obedece. E a segunda é que as prioridades são definidas pela urgência de momento e não por um planejamento prévio.

Creio que você tenha a impressão de que a empresa é desordenada, mas isso não é verdade. As cobranças diárias irão lhe mostrar o que, na cabeça do seu chefe, tem mais importância. Muitas vezes você terá que interromper um trabalho que vinha fazendo para se dedicar a outro que surgiu de repente, mas isso faz parte do aprendizado.

O que posso lhe sugerir é não gastar o seu tempo, pelo menos por enquanto, tentando pensar no que pode ser feito para consertar a situação. Você estará sendo avaliado mais pela rapidez com que reage a fatos novos. Dentro de uns três meses, você já estará adaptado e grato, por estar vivendo, na prática, o que nenhuma escola ensina em teoria.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: