2016-07-28

'Tenho 20 anos e quero trabalhar fora do Brasil' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 28/07/2016, com um jovem ouvinte que quer ir embora do Brasil para trabalhar em outro país.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

'Tenho 20 anos e quero trabalhar fora do Brasil'

trabalhando no exterior

Um ouvinte escreve: "Tenho 20 anos e quero ir embora do Brasil, para trabalhar em outro país. Como consigo fazer isso?"

Através de contatos pessoais. Mas vamos por partes.

Você pode se matricular em um curso de inglês, de seis meses, com visto de estudante em um país que permita a estudantes trabalharem enquanto estudam. Três países que oferecem essa possibilidade são a Austrália, a Nova Zelândia e a Irlanda.

Chegando lá, você encontrará algo que existe em qualquer país do mundo: brasileiros, que fizeram o que você pretende fazer. Não será difícil localizá-los através da própria escola ou da internet. E ao contatá-los, você receberá informações de como proceder para transformar a sua permanência temporária em definitiva.

Agora vamos supor que você não tenha dinheiro para pagar um curso no exterior e queira ir apenas com a cara e a coragem. Nesse caso, e até mais do que no caso anterior, você precisará conhecer alguém que tenha feito isso e que esteja residindo no país há pelo menos um ano.

Muitos brasileiros entraram nos Estados Unidos ou no Canadá com visto de turista e continuam por lá até hoje, trabalhando legalmente ou não. Essa talvez não seja a possibilidade mais indicada, mas não deixa de ser uma opção quando não existe outra.

Só lhe recomendo não acreditar em agências que prometem empregos lá fora em troca de um pagamento prévio aqui no Brasil. Isso pode ser golpe.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: