2016-08-08

'Desenvolvi um sistema para a minha empresa e estou indo embora' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 08/08/2016, com um ouvinte que desenvolveu um sistema que rende bastante para a sua empresa, mas que não recebeu nada em troca da boa ideia.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

'Desenvolvi um sistema para a minha empresa e estou indo embora'

saindo do trabalho

Escreve um ouvinte: "Trabalhei durante dois anos em uma empresa e desenvolvi um sistema que está sendo usado por ela. A empresa está ganhando dinheiro com uma ideia minha e eu não recebi nada, nem em participação nos lucros e nem em um bônus. Estou saindo dessa empresa e pergunto se posso mover um processo para conseguir receber algum valor por minha contribuição?"

Poder, você pode. Mas a possibilidade de você conseguir uma indenização é quase zero. Contratualmente, um empregado recebe uma remuneração para desempenhar tarefas pré-estabelecidas e oferecer contribuições que possam impactar nos resultados e nos processos da empresa.

Por isso, ideias implementadas passam a ser propriedade da empresa. E você não poderá, sem autorização dela, vender para outras empresas o sistema que você desenvolveu.

Agora, boas empresas costumam premiar os funcionários que contribuem com boas sugestões, seja através de um bônus anual ou de um aumento de salário ou de um pagamento de um curso. Esse reconhecimento é que incentiva os funcionários a trazer novas contribuições e a se sentirem recompensados em seu trabalho.

A sua empresa não fez nada disso e o seu aborrecimento é perfeitamente compreensível, mas não é legalmente amparado. Por isso, você faz bem em sair. Se você teve uma boa ideia, certamente irá ter outras. Mas em empresas que reconhecem e premiam os funcionários diferenciados.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: