2016-09-08

'Como faltar no trabalho para ir a uma entrevista?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 08/09/2016, com um ouvinte que foi chamado para uma entrevista, mas que não pode faltar no emprego atual.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

'Como faltar no trabalho para ir a uma entrevista?'

indo para uma entrevista de emprego

Um ouvinte escreve: "Recebi um convite bastante interessante de outra empresa, mas eu teria que participar de pelo menos três entrevistas pessoais com os gestores dela. E a empresa em que estou é bastante rígida em relação a faltas ao trabalho. Quem pede para faltar precisa explicar o motivo, antecipadamente e detalhadamente. O que posso fazer para não perder essa oportunidade?"

Bem, como você foi procurado, tem uma vantagem em relação a quem procura: a de poder propor opções. Uma delas seria a de que as entrevistas fossem feitas fora do horário de trabalho, a noite ou em fins de semana.

E outra seria a de fazer a entrevista na hora do almoço em um dia útil, mas pelo Skype. Essa modalidade de entrevista a distância está se tornando cada vez mais comum, porque economiza tempo e deslocamento dos envolvidos.

Se a nova empresa fizer mesmo questão de que as três entrevistas sejam presenciais e em horário de expediente, eu sugiro que você recuse o convite, explicando que tem enorme interesse no emprego oferecido, mas para poder atender ao pedido teria ou que mentir à empresa atual, o que não condiz com a sua conduta ética, ou dizer a verdade, o que poderia lhe causar sérios problemas se você não fosse contratado pela nova empresa.

Geralmente diante de uma explicação dessas, sincera e convincente, a empresa contratante se mostra mais flexível. Ainda mais se o interesse partiu dela, como é o caso.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: