2016-09-30

'Concluí duas faculdades e não consigo um emprego que condiz com meu currículo' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 30/09/2016, com uma ouvinte que fez duas faculdades e não consegue um bom emprego segundo sua visão.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

'Concluí duas faculdades e não consigo um emprego que condiz com meu currículo'

não consigo emprego

Uma ouvinte escreve: "Que sugestão você daria a alguém que concluiu duas faculdades e o máximo que conseguiu foi um emprego chinfrim de vendedora em uma loja, ganhando um salário ridículo?"

Bom, eu inicialmente lhe diria que se você demonstrar o seu descontentamento com o serviço que tem, poderá ficar sem ele. Então, como sugestão, procure ser uma vendedora exemplar enquanto essa for a sua única fonte de renda.

Você deve atender a muitos clientes. E um deles poderá apreciar o seu trabalho e eventualmente servir como referência para você conseguir um emprego condizente com as suas aspirações.

A segunda sugestão seria você fazer uma auto-avaliação. Quais são as suas reais competências? Tenha em mente que um diploma não é uma competência, é um atestado de capacitação teórica que precisará ser comprovado com execução prática.

Então, esqueça por um momento que você estudou e ouça a opinião dos seus amigos sobre as suas verdadeiras habilidades. Você certamente sabe fazer um par de coisas muito bem e, possivelmente, elas não estão alinhadas com os cursos que você fez. Ao descobrir os seus reais pontos fortes, aprimore-os fazendo cursos especializados de curta duração.

Pode ser que você tenha vocação para ser sócia em um pequeno negócio, por exemplo. Mas o importante é você se convencer de que uma carreira não é resultante de destino, sorte ou azar, mas de aptidões que precisam ser identificadas e bem exploradas.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: