2016-09-12

'Devo aceitar uma proposta sabendo que minha amiga será demitida?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 12/09/2016, com uma ouvinte que foi convidada para uma vaga que é ocupada por uma amiga.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

'Devo aceitar uma proposta sabendo que minha amiga será demitida?'

mulher sendo demitida do trabalho

Uma ouvinte escreve: "Fui convidada para uma vaga em outra empresa, mas como estou bem aqui, indiquei uma amiga que estava desempregada e ela foi contratada. Agora, passados três meses, aquela empresa voltou a entrar em contato comigo e me fez uma proposta melhor, que eu consideraria aceitar. Mas, caso eu aceite, a minha amiga será demitida, porque ela não se encaixou bem na função. O que devo fazer? Arriscar perder uma amizade por uma mudança profissional?"

Sim. Primeiro, porque certamente a sua amiga será substituída de qualquer maneira, por você ou por outra pessoa.

Segundo, porque você demonstrou a sua amizade ao indicar a sua amiga. E se ela não se saiu bem, a responsabilidade é somente dela. Você não puxou o tapete da sua amiga e certamente torceu para que ela se saísse bem.

Em todo caso, se a sua consciência pesar, você pode tentar indicar a sua amiga para outra vaga ou ajudá-la a fazer contatos para que ela consiga se reempregar.

Se depois de tudo isso a sua amiga não entender o seu lado da situação e decidir que não vai mais querer a sua amizade, talvez ela é quem não mereça ser sua amiga.

Mas eu acredito que ela entenderá, até porque você deu demonstrações suficientes de que fez o possível para ajudar e não tem a mínima parcela de culpa se o resultado dessa ajuda não foi o esperado por vocês duas.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: