2016-09-20

'Meu currículo é melhor, mas empresa escolheu outra candidata com mais desenvoltura' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 20/09/2016, com uma ouvinte que foi preterida em uma vaga de emprego por uma candidata que demonstrou mais desenvoltura na entrevista.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

'Meu currículo é melhor, mas empresa escolheu outra candidata com mais desenvoltura'

candidatas a emprego

Uma ouvinte escreve: "Participei de um processo seletivo e fiquei entre as duas finalistas, mas não consegui a vaga. Através de uma amiga que trabalha na empresa, fiquei sabendo que a candidata escolhida havia mostrado mais desembaraço e mais desenvoltura na entrevista, e que isso pesou na decisão, apesar do meu currículo ser melhor e minha experiência ser maior.

Nem sei bem como expressar o que estou sentindo, mas me parece que desembaraço e desenvoltura deveriam ser fatores adicionais, e não preponderantes. Além disso, não sou nem travada, nem introspectiva, o que me deixa ainda mais frustrada por ter sido refugada. O que posso fazer a respeito?"


De imediato, você pode mandar uma mensagem ao selecionador, agradecendo pela oportunidade da participação no processo, e enfatizando que você gostou muito da empresa e apreciaria ser considerada para futuros processos.

Quanto aos motivos que lhe foram informados, há duas maneiras de você entendê-los. Primeira: qualquer empresa tem o direito de definir as características que ela considera mais importantes em seus empregados. E segunda: você não deve achar que tem algum problema sério.

Eu conheci muitos candidatos que eram feras em entrevistas, mas que, depois, decepcionavam na execução do trabalho. Se isso vier a ocorrer, a mensagem que você enviar ao selecionador irá lhe gerar um convite quando a empresa perceber que admitiu a candidata errada.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: